Skip to the content

Cultivar uma horta traz benefícios para a saúde!

Cultivar uma horta traz benefícios para a saúde

Esta quinta-feira, 7 de abril, assinala-se o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Tratar de nós, da nossa saúde é fundamental para vivermos uma vida plena, num estado de completo bem-estar físico, mental e social.  

Incluir na nossa dieta o consumo de alimentos variados e equilibrados pode ser um desafio para o quotidiano da maioria de nós. Porém, uma excelente alternativa é começar a cultivar a sua própria horta em casa e assim ter sempre acesso a alimentos biológicos, frescos, saborosos e com o mais alto valor nutricional. 

 

Mas as vantagens não ficam por aqui! 

Cultivar uma horta em casa traz inúmeros benefícios para a sua saúde:

 

1. Uma alimentação mais saudável 

 

Cultivar uma horta em casa é meio caminho andado para mudar os seus hábitos alimentares. Ter uma grande variedade e quantidade de alimentos biológicos, naturais e saudáveis, sem recurso a pesticidas ou fertilizantes químicos, garante-lhe variedade na dieta alimentar e a possibilidade de colher para comer, ou seja, mesmo, mesmo frescos, com o mais elevado valor nutricional. 

2. Segurança no que comemos

 

Cultivar os seus próprios alimentos permite-lhe saber o que está a comer e garante-lhe que na eventualidade de uma falta de abastecimento de alimentos, independentemente da razão, terá sempre a capacidade de colmatar uma parte das suas necessidades alimentares com total independência de condições externas. 

 

3. Atividade física

 

Ter uma horta em casa promove estilos de vida saudáveis, com atividades ao ar livre. O que é um bom remédio para combater os estilos de vida sedentários do nosso dia a dia. 

Vai proporcionar-lhe uma atividade física moderada e tempo de qualidade com os miúdos e graúdos, seja a plantar, cuidar ou colher as plantas.

 

4. Benefícios para a mente
 

Assim como ter a sua horta em casa é bom para o corpo também é bom para a mente. Pois vai proporcionar-lhe uma atividade terapêutica de descontração e relaxamento extremamente saudável, ligando-o aos ciclos da natureza, o que lhe vai permitir desligar da correria e do mundo virtualizado em que vivemos. 

 

5. Melhora o ambiente  

 

Ao cultivar os seus próprios alimentos está a contribui de forma decisiva para a melhoria do ambiente e para a redução das causas das alterações climáticas. Porquê?  

  • Porque está a reduzir o consumo de energia, que está associado aos consumos relativos à produção, embalamento, transporte e refrigeração dos alimentos, contribuindo de forma decisiva para a redução das emissões de gases com efeito de estufa; 
  • Porque está a reduzir muito significativamente a produção de resíduos, pois está a eliminar as embalagens. E se fizer o aproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de fertilizantes biológicos, que de outra forma teriam de ser encaminhados para tratamento, ainda está a contribuir mais para a melhoria do ambiente; 
  • Porque está a melhorar a qualidade do ar, contribuindo para a purificação da atmosfera. 

 

Por onde começar? 

 

Cultivar os nossos próprios legumes tem os seus desafios. Nomeadamente, se é um agricultor principiante e não sabe por onde começar. Mas não se preocupe, nós temos alguns artigos no nosso blog que podem ajudar a iniciar este projeto: 

  

 

Se vive num apartamento ou se o espaço que possuiu para criar uma horta é limitado, considere estas alternativas para cultivar na sua varanda e/ou em casa: 

 

 

 

Bons Cultivos!