Skip to the content

Como fazer uma horta vertical em casa?

Como fazer uma horta vertical em casa?

Cultivar os nossos próprios legumes em casa traz inúmeras vantagens, sendo uma delas saber exatamente o que estamos a comer.

Ter uma horta em casa permite-nos cultivar uma grande variedade e quantidade de alimentos biológicos, naturais e saudáveis, sem recurso a pesticidas ou fertilizantes químicos, garantindo variedade na dieta alimentar e a possibilidade de colher para alimentos frescos, com o mais elevado valor nutricional.

Além do mais, ter uma horta em casa também proporciona uma atividade terapêutica de descontração e relaxamento extremamente saudável, ligando-nos aos ciclos da natureza, o que nos permite desligar da correria e do mundo virtualizado em que vivemos.

Hoje em dia, existem inúmeras soluções para se ter uma horta em casa, em apartamentos ou na varanda - entre elas encontra-se o conceito de horta vertical ou horta suspensa.

 

O que é uma horta vertical?

 

Como o nome indica, uma horta vertical é uma horta que se desenvolve na vertical, ou seja, é uma horta em que as plantas são cultivadas em vasos dispostos verticalmente.

A CGARDEN é uma horta urbana que apresenta todas as vantagens de uma horta vertical e está a uma altura cómoda e confortável para cultivar.

Além do benefício de poder crescer os seus próprios vegetais, o que pode ser uma atividade de descontração e relaxamento, uma horta CGARDEN oferece outras vantagens, particularmente:

 

  • é uma horta ergonómica, porque as plantas encontram-se a uma altura do solo que faz com que todas as tarefas relacionadas com o seu cultivo sejam realizadas numa posição extremamente confortável;

 

  • Permite-nos consumir uma grande variedade de alimentos biológicos, naturais, saudáveis e frescos - numa horta CGARDEN, as caixas de cultivo têm a largura e profundidade ideal para plantar ervas aromáticas, legumes e frutas;

 

  • Necessita de pouca manutenção – comparada com uma horta tradicional, uma horta CGARDEN tem a vantagem de incorporar um sistema de rega automática que funciona a energia solar e que lhe poupa o trabalho de regar a sua horta diariamente;

 

  • É prática e cómoda na sua instalação e utilização - a CGARDEN é uma horta que está mesmo à mão, permitindo, por exemplo, ir colher uma alface deliciosa para o jantar quando já estamos de pantufas e pijama. 

  • Permite-nos levar a natureza para a cidade;

 

Para além de ser extremamente funcional e prática, a CGARDEN é um elemento decorativo que contribui para o embelezamento do espaço onde se integra, pelo design moderno, pelos materiais de elevada qualidade e pela beleza que a natureza e as plantas acrescentam a qualquer espaço.

 

Mas antes de começar tenha em atenção estas 3 dicas…

 

  1. Escolher um local com boa exposição solar 

É importante ter em consideração um local com boa exposição solar, mínimo de 5 a 6 horas de sol direto por dia e que seja abrigado do vento para colocar a sua CGARDEN.

 

  1. Escolher as plantas certas

As hortas urbanas CGARDEN, consoante a versão (City, UrbanPuraEssênciaNatureza) são constituídas por 1, 2, 3, 5 ou 11 caixas de plantação com 32 cm de profundidade e 2 caixas de plantação com 12 cm de profundidade.

Antes de plantarmos nas caixas de cultivo é importante ter em atenção e garantir que o seu tamanho permite o bom desenvolvimento das raízes das plantas que escolhemos.

Por exemplo, as caixas com 32 cm de profundidade permitem o cultivo de praticamente qualquer hortícola, como por exemplo alfacesacelgasespinafresalhoscebolascouvescenourastomatesfavaservilhaspimentosbatatasmirtilosmorangos, etc.

As caixas mais pequenas, com 12 cm de profundidade, são mais adequadas a plantas mais pequenas, tais como as ervas aromáticasalfacesacelgasagrião, etc.

 

  1. Escolher um bom substrato

É importante ter um bom substrato (de preferência biológico), rico em matéria orgânica, fertilizado e com um pH neutro para que as suas plantas cresçam com sucesso. Convenientemente, as hortas urbanas CGARDEN vêm equipadas com um modulo de compostagem de resíduos orgânicos, com a capacidade de 45 L,  que lhe permite criar o seu próprio composto de elevada qualidade, rico em nutrientes e sem produtos químicos

 

 

 

Bons cultivos!