Skip to the content

6 dicas para fazer uma horta urbana

6 dicas para fazer uma horta urbana

Ter uma horta em casa é um verdadeiro privilégio!

 

A possibilidade de poder colher alimentos frescos, mesmo frescos, com o mais elevado valor nutricional, quando queremos e colocá-los diretamente nos nossos pratos é sem dúvida inigualável.

A CGARDEN é um sistema de cultivo que apresenta todas as vantagens de uma horta urbana e mais algumas! Contém caixas de cultivo e plantação, um módulo de compostagem de resíduos orgânicos, depósitos que recolhem e armazenam águas pluviais e um sistema de rega automática (gota-a-gota).

As hortas CGARDEN também têm a vantagem de estar a uma altura cómoda e confortável para cultivar as suas plantas.

Porém para garantirmos o sucesso da sua horta em casa existem algumas necessidades que merecem a sua atenção, como:

 

Luz natural

 

A luz natural é um bem essencial para a maioria das plantas.

Ter em conta a localização da sua horta CGARDEN é algo extremamente importante na hora de escolher as plantas que pretende cultivar. Pois cada planta tem uma necessidade de luz à qual deve estar exposta diferente.

 

Por exemplo, plantas como hortaliças e ervas aromáticas exigem pelo menos 5 horas de luz solar direta por dia, ou seja, devem ser localizadas em espaços com uma boa exposição solar.

 

Solo

 

O solo deve ser rico em nutrientes e matéria orgânica para que as plantas cresçam com saúde e qualidade.

O solo deve ter profundidade suficiente para instalar as raízes. As hortas urbanas CGARDEN, consoante a versão (City, Urban, Pura, Essência, Natureza) são constituídas por 1, 2, 3, 5 ou 11 caixas de plantação com 32 cm de profundidade e 2 caixas de plantação com 12 cm de profundidade.

As ervas aromáticas como orégãos, hortelã, salsa, alecrim e tomilho são geralmente mais práticas pois têm raízes mais pequenas e são ideias para cultivar nas caixas de 12 cm. Enquanto que as leguminosas como espinafres, cenourasbeterrabas ou pepinos vão necessitar de um espaço maior, pois têm raízes maiores, logo as caixas de 32 cm de profundidade são as mais indicadas.

 

(Clique aqui para descobrir o que pode cultivar na CGARDEN)

 

Rega

 

A necessidade de água depende de planta para planta. O objetivo é manter o solo nem muito húmido, nem muito seco. Para isso é recomendado o uso uma manta geotêxtil no funda das caixas de plantação para excluir a água em excesso.

Uma das vantagens da CGARDEN é que incorpora um sistema de rega automática, a energia solar, que trata das plantas por nós, regando-as e fertilizando-as na medida das suas necessidades. 

 

Colheita

 

O tempo para realizar a colheita de um cultivo varia de acordo com a espécie de planta e pode ser influenciado pela época do ano, pela qualidade do solo, nutrientes, rega ou eventuais pragas.

A maioria dos pacotes de sementes tem uma previsão da colheita indicada.

 

Utensílios necessários

 

Para a criação e manutenção da sua horta CGARDEN, vai necessitar de algumas ferramentas básicas e essenciais, como: uma, uma tesoura da poda, luvas, etiquetas para facilitar a identificação das plantas e um regador ou borrifador (se optar pelos modelos sem kit de rega automático).

 

Compostagem

 

Uma zona de compostagem é fundamental! E as hortas CGARDEN integram um compostor de resíduos orgânicos, com capacidade para 45 L, que lhe permite criar um potente fertilizante natural e reduzir lixo!

É bastante simples fazer a compostagem dos resíduos orgânicos, mas existem algumas coisas que não devem ser utilizadas para compostagem como: restos de comidas com temperos, carnes em geral; papel com óleo ou qualquer planta tratada com pesticidas.

 

Estas foram algumas dicas que aqui partilhamos convosco. Se tiverem curiosidade vejam a nossa serie "Plantar e colher na minha CGARDEN" onde partilhamos algumas dicas e segredos. 

 

 

Bons Cultivos!