Skip to the content

Como criar uma mini-horta em casa

Como fazer uma mini horta em casa | CGARDEN

Se vive num apartamento e sempre sonhou em ter um cantinho com ervas aromáticas, legumes ou frutas, as hortas urbanas CGARDEN podem ser a solução para ter uma pequena horta em sua casa.

 

Plantar, colher e saborear produtos plantados por nós tem outro sabor. Já para não falar de que terá sempre à mão legumes frescos e sem produtos químicos adicionais! Além do mais, ter uma horta CGARDEN em casa proporciona uma atividade terapêutica de descontração e relaxamento extremamente saudável, ligando-nos aos ciclos da natureza, o que nos permite desligar da correria e do mundo virtualizado em que vivemos.

 

A CGARDEN é uma horta urbana que apresenta todas as vantagens de uma mini horta e lhe permite cultivar uma enorme variedade de legumes, frutas e ervas aromáticas, na sua varanda, e está a uma altura cómoda e confortável.

Neste artigo vamos dar algumas dicas e sugestões do que plantar na horta CGARDEN, como o fazer, que espécies deve plantar:

 

4 passos importantes antes de iniciar as plantações:

 

  1. Escolher um local com boa exposição solar 

Mínimo de 4 a 6 horas de sol direto por dia e abrigado do vento.

 

  1. Escolher as plantas certas

As hortas urbanas CGARDEN, consoante a versão (City, Urban, Pura, Essência, Natureza) são constituídas por 1, 2, 3, 5 ou 11 caixas de plantação com 32 cm de profundidade e 2 caixas de plantação com 12 cm de profundidade.

Antes de plantarmos nas caixas de cultivo é importante ter em atenção e garantir que o seu tamanho permite o bom desenvolvimento das raízes das plantas que escolhemos.

Por exemplo, as caixas com 32 cm de profundidade permitem o cultivo de “qualquer” hortícola, desde ervas aromáticas a alfaces, acelgas, espinafres, alhos, cebolas, couves, cenouras, tomates, favas, ervilhas, pimentos, batatas, mirtilos, morangos, etc.

As caixas mais pequenas, com 12 cm de profundidade, são mais adequadas a plantas mais pequenas, tais como as ervas aromáticas, alfaces, acelgas, agrião, etc.

 

  1. Colocar manta geotêxtil 

No fundo das caixas de plantação coloque a manta geotêxtil, fornecida com a CGARDEN, que impede que as partículas de finos e sedimentos da camada de substrato sejam lixiviados e passem para as caixas de reserva de água.

 

  1. Escolher um bom substrato

O solo necessita de ter um bom substrato (de preferência biológico), rico em matéria orgânica, fertilizado e com um pH neutro para que as suas plantas cresçam com sucesso. Felizmente, as hortas urbanas CGARDEN vêm equipadas com um modulo de compostagem de resíduos orgânicos, com a capacidade de 45 L,  que lhe permite criar o seu próprio composto de elevada qualidade, rico em nutrientes e sem produtos químicos

 

O que plantar?

 

Hortícolas: alface, beringela, beterraba, cebolo, cebolinho, curgete, espinafre, feijão verde, morangos, pepino, pimento, etc.

 

Ervas aromáticas: alecrim, coentros, manjericão, menta, orégãos, tomilho, salsa, etc.

 

Mas uma horta CGARDEN pode incluir mais do que legumes anuais e ervas aromáticas. Pode plantar também flores.

Como por exemplo a camomila, o crisântemo, a dália, a fúchsia, o gerânio, o hibisco, a hortênsia, a lavanda, a sálvia, a viola, etc.

 

 

Bons Cultivos!