Skip to the content

Chegou a Primavera! O que cultivar nesta estação?

Chegou a Primavera! O que cultivar nesta estação?

 

Na Primavera as tarefas na horta não param. É tempo de arregaçar as mangas e pôr mãos à obra! 

 

Cestos de alfaces, tomate, pimentos, pepinos, cenouras, curgetes e outros frutos são algumas das abundâncias típicas da horta nesta estação do ano. Quando estiver a planear a sua horta de Primavera, para que possa maximizar as colheitas e diversificar os cultivos, deve considerar cultivar plantas de diferentes grupos. Por isso, neste artigo sugerimos 5 variedades de legumes de raiz, de legumes de folha, de frutos e ainda algumas flores e ervas aromáticas para atraírem os nossos amigos polinizadores. 

 

Legumes de raiz 

 

Alho-francês, beterrabas, cebolas, cenouras e rabanetes 

 

  • Rabanetes: são de fácil e rápido cultivo, demoram entre 30 a 45 dias a desenvolverem-se; 
  • Alho-francês, beterrabas e cebolas: são legumes com um “grau de exigência médio” a nível de cultivo e desenvolvem-se em 60 a 90 dias;
  • Cenouras: são legumes que para cultivar requerem uma exigência média, mas um período mais longo de desenvolvimento - de 90 a 120 dias. 

 

Legumes de folha 

 

Acelgas, alfaces, azedas, espinafres e rúcula 

 

  • Azedas e rúcula: são de fácil e rápido cultivo, demoram entre 30 a 45 dias a desenvolverem-se; 
  • Acelgas, alface e espinafres: são legumes com um “grau de exigência médio” a nível de cultivo e desenvolvem-se em 60 a 90 dias.

 

Legumes de fruto 

 

Beringela, curgete, pepino, pimento e tomate 

 

  • Curgete: é um legume com um “grau de exigência médio” a nível de cultivo e desenvolve-se em 60 a 90 dias; 
  • Beringela, pepino, pimento e tomate: são legumes que para cultivar requerem uma exigência média, mas um período mais longo de desenvolvimento - de 90 a 120 dias. 

 

Flores e ervas aromáticas  

 

Calêndula, capuchinhas, manjericão, tagetes e zínias  

 

  • Calêndula, capuchinhas, manjericão e tagetes: são flores e ervas aromáticas com um “grau de exigência médio” a nível de cultivo e desenvolvem-se em 60 a 90 dias; 
  • Zínias: são flores que para plantar requerem uma exigência média, mas um período mais longo de desenvolvimento - de 90 a 120 dias. 

 

 

Porque as técnicas de cultivo ecológico devem ser sempre privilegiadas, não se esqueça ainda de considerar a tabela de consociação de cultivos favoráveis e as boas práticas em termos de rotação de culturas 

Não se preocupe em controlar todo o processo a 100%, aprenda com a natureza e aproveite antes toda a experiência e descoberta garantida, beneficiando das suas colheitas! 

 

Faça download da tabela de consociação aqui!

 

Bons cultivos!