Skip to the content

Viver o Carnaval de forma mais sustentável

Viver o Carnaval de forma mais sustentável

O Carnaval é uma das épocas festivas na qual há mais produção desmesurada de resíduos. E isto deixa muitos ambientalistas e ONGs preocupados com o impacto que os festejos do Carnaval podem causar nas cidades. 

 

No meio desta festa toda é importante não se esquecer que existem pequenas ações e comportamentos que podem fazer toda a diferença em tornar este Carnaval mais verde e sustentável. 

No artigo de hoje deixamos algumas alternativas e comportamentos que se deve lembrar na hora da festa: 

 

Opte por reutilizar fatos antigos ou alterá-los 

 

Repetir o mesmo fato Carnaval após Carnaval pode não agradar a muita gente. Tudo bem! Agarre nesse fato que não quer repetir e transforme-o numa nova fantasia/máscara de Carnaval. 

Vale tudo! O limite é a imaginação e a sua criatividade. Pode fazer pinturas, bordados, recortes, etc. Só não vale utilizar microplásticos, como por exemplo lantejoulas, fique atento e substitua por elementos naturais e/ou biodegradáveis.

 

Coloque (SEMPRE) os resíduos no devido contentor! 

 

Não só no Carnaval, como é obvio. Mas, uma vez que esta época é vista como uma época de excessos e festa, que muitas vezes é feita pelas ruas das cidades, existe uma extrema necessidade de apelar à prática desta ação. Por isso, o que quer que tenha para deitar fora, coloque sempre no devido contentor. 

 

Utilize copos ou garrafas reutilizáveis 

 

Manter-se hidratado durante o festejo de Carnaval é essencial. Por isso, leve consigo uma garrafa ou copo reutilizável, evitando assim os plásticos descartáveis.  Pratique o “Não, obrigada(o)!” e não aceite nenhuma bebida se não no seu copo.  

Desta forma consegue encher o seu copo ou garrafa várias vezes e o planeta agradece! 

 

Faça confettis sustentáveis 

 

Não há Carnaval sem confettis. Mas devemos ter em atenção a poluição que muitas das vezes fica nas ruas, resultante de materiais que não são biodegradáveis como é o caso dos confettis e serpentinas feitas de plástico 

Esta é uma das maiores preocupações desta época de festejo, pois é uma das que gera mais lixo nas ruas. E este problema agravou-se ainda mais a partir do momento em que começaram a fazer confettis e serpentinas em plástico. Pois estes são muito mais difíceis de apanhar do chão e ficamos sujeitos a contaminar o ambiente com produtos não biodegradáveis. 

 

A melhor alternativa e mais amiga do ambiente é: fazer os seus próprios confettis sustentáveis em casa! 

Como? Simples: 

1. Vá à sua horta, ao jardim, ao terraço, à rua ou ao parque e apanhe folhas e flores secas 

Apanhe na quantidade que desejar e quanto mais cores tiver, mais coloridos e personalizados ficarão os seus confettis. 

2. Agarre num furador de papel e comece a furar 

Assim ficará com confettis que são biodegradáveis e que pode atirar à vontade a quem quiser, de forma consciente e responsável. 

 

Claro que existem muitas mais dicas que podemos e devemos colocar em prática nesta época de festejos carnavalescos para tornar o Carnaval mais sustentável e amigo do ambiente. 

Mas o importante é termos em mente o que podemos fazer para diminuir o desperdício e reduzir a nossa pegada ecológica, especialmente em épocas que nos convidam a excessos. 

Por isso antes de agir pense o seguinte: ”Existe alguma forma de tornar esta ideia mais sustentável, mais ecológica e com menor impacto para o meio ambiente?” 

 

Bom Carnaval a todos! 🎭🎊🎭

 

Não há um Planeta B. 

É tempo de agir.