Skip to the content

Dicas para um Dia dos Namorados mais sustentável

Dicas para um Dia dos Namorados mais sustentável

O Dia dos Namorados (e das namoradas) é sempre uma data comemorativa em que acabamos por gerar diversos resíduos sólidos e tóxicos para o meio ambiente. 

Por isso, e para que a sustentabilidade esteja presente, deixamos aqui algumas dicas para aproveitar este dia especial, cheio de amor e romance de maneira mais criativa, responsável e ecológica. 

 

Prepare uma refeição com alimentos colhidos da sua horta  

 

Em vez de ir jantar fora a um restaurante, porque não fazer o seu próprio restaurante em casa?  Afinal de contas, não há nada mais romântico do que um jantar cozinhado pela nossa cara-metade, à luz das velas, na privacidade da nossa casa. 

Com os alimentos que cultiva na sua horta, ou até mesmos alimentos que armazenou e conservou das estações anteriores pode preparar um verdadeiro banquete!  

 

Ofereça uma planta viva 

 

Evite oferecer ramos de rosas ou outras flores que sejam cortadas. Em vez de oferecer à sua cara-metade flores que vão murchar numa questão de dias, pense em oferecer um presente que dure. Catos, suculentas, espada-de-são-jorge ou até mesmo árvores de fruto podem fazer presentes maravilhosos.  

Ou, por exemplo, talvez possa dar à sua cara-metade um enxerto de uma planta que já tenha no seu jardim ou horta, de que eles/elas admirem. Ou, ainda pode presenteá-los(las) com algumas sementes de plantas que cultivou no ano passado. 

Resumindo, opte por uma planta viva que, passo a redundância, viverá mais tempo.  

 

Faça a sua própria prenda com recursos naturais 

 

Os recursos naturais de uma horta vão muito para além dos legumes, frutas, ervas aromáticas, flores e sementes. Existe ainda uma panóplia de outros grandes presentes que pode fazer a partir de coisas que se podem encontrar na sua horta ou jardim. 

Por exemplo, pode usar ramos cortados ou galhos para fazer peças artesanais – como cestas ou outros elementos decorativos.  

Poderá também esculpir madeira, decorar madeira com pirografia (que é: a arte de decorar madeira com marcas de fogo, queimando a madeira). Ou, se for mais artístico e criativo, criar obras de arte com a beleza infindável da natureza

 

Claro que os recursos naturais de uma horta ou jardim no Inverno são mais escassos do que nos meses de Verão. Mas se secou ervas ou algumas flores do seu jardim ou horta no ano passado, estas também podem ser usadas para fazer uma série de grandes presentes do Dia dos Namorados. 

 

 

Estas foram as nossas dicas para um Dia dos Namorados mais sustentável e amigo do ambiente.  

Como veem, não é necessário muito para tornar o Dia dos Namorados mais sustentável utilizando os recursos da nossa horta ou jardim - apenas ter em atenção as pequenas decisões do dia-a-dia. E quando estiver a planear as coisas pense: ”Existe alguma maneira de tornar esta ideia mais sustentável, mais ecológica e com menor impacto para o meio ambiente?” 

 

 

❤️ Feliz Dia dos Namorados! ❤️

 

 

Não há um Planeta B. 

É tempo de agir.