Skip to the content

5 Flores para atrair polinizadores para a sua horta

5 Flores para atrair polinizadores para a horta

Sabia que cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais?

 

A importância da biodiversidade 

 

Atrair abelhas para a nossa horta CGARDEN pode parecer assustador, mas não devia. Estes insetos, com tão má reputação, têm na verdade um papel muito importante no nosso quotidiano e na vida do nosso planeta

Sem as abelhas não haveria tomates, maçãs, laranjas, couves, entre muitos, muitos outros legumes e frutas.  

Com o desaparecimento das abelhas, que tem vindo a aumentar a um ritmo alarmante nos últimos anos, podemos enfrentar enormes dificuldades na produção de alimentos para toda a população mundial e, por sua vez, podemos enfrentar uma crise agrícola.  

 

O que pode fazer? 

 

Pode começar por "desenhar” ou planear uma horta e/ou jardim mais acolhedor para as abelhas.  

Ter flores durante as 4 estações do ano seria o ideal, até porque iria manter a sua horta mais bonita! Mas se isto lhe parece uma tarefa difícil, tenha flores logo no início da Primavera, pois é importante garantir uma boa fonte de alimento para atrair as abelhas e outros polinizadores.  

Neste artigo encontra sugestões de flores de fácil manutenção, que pode utilizar na alimentação e algumas com propriedades medicinais.

Estas flores irão ajudar a atrair polinizadores para a sua Horta CGARDEN.

 

Uma horta que atrai polinizadores 

 

1. Calêndula 

 

 

A calêndula é cultivada por ter imensos benefícios, funcionando como planta ornamental, comestível e medicinal. As suas flores comestíveis são ricas em flavonoides e são antioxidantes.  

 

Floração 

São plantas que necessitam de pelo menos 6 horas de luz por dia para florir. Bastante floração na Primavera, Verão e Outono.

  

O que atrai? 

Atrai abelhas e insetos benéficos como joaninha e vários sirfídeos (moscas-das-flores). Todos eles são predadores de insetos que se alimentam de pragas de insetos, como os pulgões.  

 

O que repele?  

A calêndula produz um inseticida natural que repele a mosca branca, várias pragas da couve nematoides do solo (vermes do solo), pulgões e besouros. É uma boa companhia para os morangos, framboesas, tomates e alho francês.   

 

Como incluir na horta? 

A intercalação entre culturas ajuda a repelir as pragas

 

 

2. Tagetes 

 

Tagetes Flores para atrair abelhas

 

A tagete ou cravo-de-defunto é uma planta anual herbácea muito fácil de manter na horta, jardim ou mesmo em vasos. A associação de tagetes a outras culturas, permite trazer cor para a horta e obter resultados muitos positivos.  

 

Floração 

A floração acontece no Verão e Outono e pode ser amarela, cor de laranja, vermelha, castanha ou matizada de diversas cores.  

 

O que atrai? 

As suas flores amarelas e laranjas ajudam a atrair abelhas, borboletas e libélulas

 

O que repele? 

Atua como um inseticida natural, uma vez que toda a planta tem características que lhe permitem afastar vários tipos de pragas, como os pulgões, a mosca branca, ácaros e parasitas do solo, como por exemplo nematoides (vermes) e algumas lagartas

 

Como incluir na horta? 

Plantar ou semear ao longo das bordas das caixas de plantação e cultivo da CGARDEN ou para separar canteiros com cultivos diferentes.  

A sua associação com o feijão, o tomate e pimento é bastante benéfica. 

 

 

3. Bidens 

 

Bidens Flores para atrair polinizadores

 

Também conhecido como cosmos amarelo, é uma planta extremamente rústica que se comporta como planta perene de ciclo curto (vive cerca de 2 a 3 anos). É extremamente fácil de cultivar e vai dar imensa cor à sua CGARDEN.  

 

Floração 

Flore durante as 4 estações. As suas flores são muito vistosas, normalmente alaranjadas, mas podem surgir na cor amarela. Produz efeitos decorativos muito bonitos quando combinadas com outras plantas sazonais.  

 

O que atrai? 

O seu aroma atrai insetos polinizadores como abelhas e borboletas.  

 

O que repele? 

Não é conhecido nenhum efeito repelente significativo. 

 

Como incluir na horta? 

Plantar ou semear ao longo das bordas das caixas de plantação e cultivo da CGARDEN ou para separar canteiros com cultivos diferentes

 

 

4. Capuchinha

Capuchinhas Flores para atrair polinizadores

 

A capuchinha tem um comportamento invasivo, o que faz com que ela se espalhe facilmente no espaço onde é plantada, quer a nível do solo, ou como trepadeira. Evita o aparecimento de ervas daninhas e protege o solo da luz solar direta. Sendo pouco exigente em nutrientes é uma boa combinação com culturas altas que deixam muito solo descoberto, como por exemplo tomates ou pepinos. Toda a planta com exceção da raiz é comestível e as suas folhas são extremamente ricas em zinco. 

 

Floração 

A floração ocorre na Primavera, Verão e Outono. Com flores das mais diferentes cores, ricas em carotenoides e vitamina C (bem versáteis e famosas na cozinha, combinando com saladas e queijos).  

 

O que atrai? 

Atrai abelhas e outros insetos polinizadores. Embora possa ter problemas com pulgões, podemos dizer que é uma “cultura armadilha”, pois mantém essa praga bem longe dos cultivos com as quais está associada.  

 

O que repele? 

É um repelente natural de fungos.  

 

Como incluir na horta?  

Ao longo de toda a área de cultivo. Plantar ou semear ao longo das bordas das caixas de plantação e cultivo da CGARDEN ou para separar canteiros com cultivos diferentes

 

5. Manjericão 

 

Majericão Flores para atrair polinizadores

 

Algumas flores e ervas aromáticas que cultivamos na horta têm múltiplos benefícios e o manjericão é um bom exemplo disso! Serve para aromatizar, dar aquele toque especial a alguns pratos e bebidas e ainda é uma das plantas mais amigas da horta.  

 

Floração 

A floração ocorre no Verão e Outono

 

O que atrai? 

Atrai insetos úteis e benéficos para a horta, como as abelhas e borboletas, que adoram o aroma e as flores do manjericão. Para que esse efeito seja mais notável, deve deixar um pé de manjericão florescer.  

 

O que repele? 

O manjericão tem um aroma intenso e repele várias pragas, sobretudo a mosca branca e alguns mosquitos.  

 

Como incluir na horta? 

É uma excelente associação para várias plantas, nomeadamente com o tomateiro, as beringelas, os pimentos, as alfaces, o feijão e as beterrabas

 

 

Bons Cultivos!