Skip to the content

Turismo Sustentável

Turismo Sustentável

“O turismo sustentável é uma necessidade e não mais uma opção.” - Luigi Cabrini, presidente do Global Sustainable Tourism

 

Nas últimas décadas, temos assistido a um crescimento exponencial do turismo que trouxe novos desafios. Desafios a nível social, económico e ambiental.

Apesar do impacto positivo no crescimento económico, o turismo tem contribuído para o aumento da desigualdade, da poluição e da descaracterização de espaços locais.

É preciso sensibilizar e consciencializar as pessoas para a prática de turismo sustentável.  

 

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável é aquele que tem em conta os atuais e futuros impactos económicos, sociais e ambientais das suas atividades, tendo em consideração as necessidades dos visitantes, do meio ambiente, das comunidades locais e das organizações económicas. Entende-se por Turismo, o conjunto de atividades que as pessoas realizam durante as suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.

 

sustentabilidade no turismo é um caminho incontornável!

É de extrema importância que os cidadãos, turistas, empresários e políticos tomem consciência e ponderem em como podem promover um turismo sustentável. Um turismo promova o desenvolvimento sustentável, que contribua, de forma integrada, para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

 

Não há um Planeta B.

É tempo de agir!