Skip to the content

Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)

“Para a concretização da Agenda 2030 sobre os ODS, é imperativo que as empresas integrem estas metas nas suas tomadas de decisão e que contribuam com o seu poder de inovação para um futuro mais sustentável e inclusivo.” - Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável

 

O nosso planeta enfrenta enormes desafios económicos, sociais e ambientais.

Em 2015, os 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) definiram e aprovaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Uma agenda alargada, constituída 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), e ambiciosa que visa criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

A Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma continuação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015) da ONU, que foram a primeira confluência internacional para enfrentar problemas globais como a erradicação da pobreza extrema e da fome ou melhorar o acesso à educação.

 

 

 

Fica aqui um resumo da Agenda 2030:

A Agenda 2030 baseia-se em cinco áreas, também conhecidas como os 5P’s:

Pessoas

Erradicar a pobreza e a fome em todas as suas formas, assim como zelar para que todos os seres humanos possam explorar seu potencial com dignidade e igualdade num meio ambiente saudável.

Planeta

Proteger o planeta contra a degradação, mediante um consumo, uma produção e uma gestão dos recursos naturais sustentável, e adotar medidas para travar as alterações climáticas.

Prosperidade

Conseguir que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e plena e que o crescimento econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

Paz

Alcançar sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estejam livres do medo e da violência.

Parcerias

Mobilizar os meios necessários para implementar a Agenda 2030 mediante parcerias baseadas na solidariedade e focadas nas necessidades dos mais vulneráveis.

 

                        

Para mais informação consulte a página da ONU (aqui).

 

 

Não há um Planeta B.

É tempo de agir!