Skip to the content

O que é a Sustentabilidade?

O que é a Sustentabilidade?

A sustentabilidade tem sido um conceito muito falado nos últimos dias, devido à COP 26, e nos últimos anos. Tem sido uma preocupação crescente sentida pelas populações, cientistas, investigadores, arquitetos, por todo o planeta….

Mas afinal o que é a sustentabilidade?

Se formos à raiz da palavra (por assim dizer) a palavra Sustentabilidade deriva do latim sustentare, que significa que se pode sustentar, defender, apoiar ou conservar.

Mas, segundo a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (ENDS) a sustentabilidade pressupõe “a harmonia entre a Economia, a Sociedade e a Natureza, respeitando a biodiversidade e os recursos naturais, de solidariedade entre gerações e de co-responsabilização e solidariedade entre países”

Ou seja, o conceito de sustentabilidade é uma condição de um processo que é realizado de forma a não esgotar os recursos naturais nem causar danos ambientais, de modo a satisfazer as necessidades das gerações atuais, ao mesmo tempo, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Existem inúmero conceitos ligados à sustentabilidade, como o desenvolvimento sustentável, que sem o qual não se pode falar sobre a sustentabilidade, pois são conceitos diretamente relacionados. O desenvolvimento económico sustentável é um modelo de crescimento económico que procura a melhoria do nível de vida das populações, garantindo em simultâneo a preservação do ambiente e dos recursos naturais, através da sujeição das atividades económicas e industriais a princípios de equilíbrio ecológico.

 

A sustentabilidade é a alternativa que temos para garantir a nossa sobrevivência, como seres humanos e como planeta.

 

Não há um planeta B.

É tempo de agir!