Skip to the content

Horta em Casa: Boas Práticas

Horta em Casa: Boas Práticas

“Hortas há muitas: em casa, nas escolas, nas empresas, nas instituições… Em qualquer local onde exista espaço adequado para cultivo, (vermi)compostagem e produção alimentar sustentável!” – Lipor, Guia nº 1 Agricultura Urbana Sustentável

 

As hortas em casa já fazem parte dos planos de muitos cidadãos urbanos. Porque sentem necessidade de aumentar a interação com a natureza e conhecer melhor os seus ciclos. Porque estão cada vez mais conscientes da necessidade de reduzir a pegada ecológica ou simplesmente pelo prazer de poder comer o que cultivaram com as próprias mãos.

 

A CGARDEN é um sistema de cultivo autónomo que apresenta todas as vantagens de uma horta urbana e muito mais! A CGARDEN é a solução cómoda e autónoma que trata das plantas, regando-as e fertilizando-as na medida das suas necessidades, graças ao armazenamento de água, à compostagem e ao sistema de rega solar. (Veja aqui outros vantagens)

 

Com a CGARDEN é possível cultivar uma horta em casa, com mais ou menos espaço, mesmo que exista apenas uma pequena varanda. Temos à sua disposição uma gama de modelos que se adaptam ao seu espaço! (Clique aqui para ver)

No entanto, antes de iniciar este projeto devemos conhecer algumas condições necessárias e importantes para o sucesso da experiência, nomeadamente alguns cuidados no planeamento da horta, considerando ainda a regra das associações de cultivo que podem ajudar todo o processo.

 

1. A importância de planear a horta antes de plantar

 

“Quando planeamos, estamos a aumentar a probabilidade de maior sucesso nos cultivos”

Planear com antecedência é a chave para o sucesso, nomeadamente se quisermos colher durante todo o ano.

É necessário considerar vários fatores no planeamento da horta, salientando estes quatro: o nosso gosto gastronómico, o ciclo de vida de cada planta e suas necessidades de luz e ainda os substratos para a plantação. Por último, mas não menos importante, é importante considerar as associações de cultivo na nossa horta.

Mas fazer uma mistura de plantas de ciclo longo, como curgetes e acelgas com outras de ciclo curto, como rabanetes e coentros, é fundamental.

 

2. A escolha do que vamos plantar

 

Dependendo dos cultivos escolhidos e da altura do ano, pode ser vantajoso começar a horta com uma combinação de plantas jovens e sementes. A escolha fica ao critério de cada um!

Começar a horta com sementes tem algumas vantagens e desvantagens. Garantem certamente plantas mais adaptadas ao ambiente onde germinam em comparação com as mudas de plantas jovens compradas. São mais económicas e permitem que se façam cultivos escalonados. Existe ainda maior oferta de variedades disponibilizadas, nomeadamente em modo de cultivo biológico. A maior desvantagem a destacar está relacionada com o tempo de cultivo (bastante maior) e em algumas variedades a dificuldade de germinação.

Cultivos adequados para plantar em vaso primavera-verão: alface, alho-francês, acelga, beterraba, curgete, cebola, espinafre, feijão, malagueta, pimento, pepino, tomate, rúcula, beringela, aipo e morangos.

Ervas aromáticas, como manjericão, cebolinho, orégãos, salva, segurelha, alecrim, alfazema e algumas flores como por exemplo, tagetes (cravos túnicos), capuchinhas (chagas) são aconselhadas.

Cultivos adequados para plantar em vaso – outono-inverno: alface, alho, alho-francês, acelga, cebola, chicória, canónigos, couves diversas (couve-flor, couve-penca, repolho), espinafre, nabo, salsa, coentros, orégãos, segurelha, alecrim e flores como amores-perfeitos.

 

3. Como associar as plantas da horta (regra das associações)

 

Associação de cultivos favoráveis significa plantar em associação plantas que se ajudam e complementam mutuamente, não apenas na utilização do espaço ou solo, mas ainda na utilização da água, luz e nutrientes.

Algumas plantas crescem melhor e mais saudáveis quando estão juntas com outras espécies compatíveis, quer por questões de prevenção de pragas, ou mesmo utilização de espaço e recursos do solo.

Mesmo que se juntem cultivos que não tem nenhuma ação (nem favorável, nem desfavorável) podem beneficiar pela sombra que por vezes uma planta que cresce em altura faz a outras mais rasteiras. Por exemplo, o tomateiro é boa associação do manjericão, a alface é boa associação do alho francês, das cenouras, das couves e dos brócolos.

 

Depois de planear os cultivos da horta podemos plantar e semear todos os nossos frutos, ervas e legumes preferidos, beneficiando desta experiência única: colher e comer o que plantamos!

 

Estas foram apenas algumas dicas. Se quiser descobrir mais dicas e segredos veja a nossa serie "Plantar e colher na minha CGARDEN" com a Susana Caseiro do blog Cultivos da Caseiro.

 

 

Bons Cultivos!