Skip to the content

Dicas para um Natal mais sustentável

Dicas para um Natal mais sustentável

A palavra sustentabilidade está presente em tudo o que lemos e ouvimos. Os cidadãos estão cada vez mais conscientes de que é preciso atuar, no entanto, o foco está no problema e não nas soluções, ficando muitas vezes por explicar o que podemos fazer. 

Para muitos, o Natal é a melhor altura do ano. Mas é também uma época que pode incentivar ao consumo pouco consciente, a abusos e desperdício em grande escala.

Como tornar o Natal mais sustentável? Que pequenos gestos podemos fazer para reduzir o impacto ambiental associado a esta época festiva?

 

Vamos deixar-lhe aqui algumas dicas para que torne o seu Natal mais sustentável

 

Quer uma árvore de Natal tradicional? Alugue um Pinheiro Bombeiro

 

Se prefere ter uma árvore de Natal tradicional a campanha solidária e sustentável Pinheiro Bombeiro é talvez a melhor solução para si!

Esta iniciativa já vai na 5ª edição e tem como objetivo dar uma segunda vida a Pinheiros que têm que ser cortados para limpar as matas, ajudando assim a manter os terrenos limpos, diminuir o risco de incêndio e a contribuir para a compra de material para os Bombeiros Voluntários.

Esta iniciativa é mesmo o melhor de dois mundos, fica com um pinheiro de Natal natural ao mesmo tempo ajuda os Bombeiros Voluntários e o Planeta!

 

Aposte em embrulhos “fora da caixa”

 

É também aqui que existe muito desperdício.

Encontrar o papel de embrulho perfeito pode ser quase tão difícil como escolher o presente perfeito. E para quê? Para acabar por ser rasgado em segundos e colocado no lixo.

Há muitas alternativas ecológicas e “fora da caixa” para fazer embrulhos: as clássicas folhas de jornal e revistas, papel pardo ou papel manteiga, retalhos de tecido perdidos ou de peças de roupa demasiado velhas para doar e até caixas e sacos de cartão à espera de serem reutilizados.

As opções são infinitas. O limite é a imaginação!

 

Convença a família a jogar ao Amigo Secreto

 

O Amigo Secreto é uma brincadeira tradicional e divertida desta época natalícia que pode jogar com a sua família. O objetivo é deste jogo é que cada pessoa receba e ofereça somente um presente. Mas, há um twist, a pessoa que recebe o presente não sabe a identidade da pessoa que o está a oferecer, daí o nome “Amigo Secreto”.

 

Para jogar este jogo com a sua família é muito simples:

 

  • Escreva o nome de todos os participantes num pedaço de papel
  • Corte os nomes e misture-os (por exemplo num chapéu)
  • Defina um valor máximo para os presentes
  • Faça o sorteio

 

Por fim, resta fazer as trocas de presentes. Não se esqueça que o amigo secreto só deve ser revelado no momento da troca.

Esta pequena brincadeira é uma excelente forma de incentivar o consumo consciente e oferecer presentes de Natal mais sustentáveis.

 

 

E lembre-se, o caminho para a sustentabilidade é feito de pequenos gestos que fazem uma grande diferença a longo prazo. 

Partilhe estas dicas com os seus familiares e amigos e desafie-os a tornarem os seus natais mais sustentáveis.

 

Não há um Planeta B.

É tempo de agir!