Skip to the content

Natal com menos desperdício alimentar

Natal com menos desperdício alimentar

O Natal é a época festiva mais propicia ao desperdício alimentar. Se fizermos as contas, compramos e confecionamos muito mais comida do que realmente precisamos para consumir.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas e sugestões para combater o desperdício alimentar durante (e depois) desta quadra festiva.

 

Planear

 

A principal razão pela qual muita da comida confecionada durante esta época festiva acaba no lixo deve-se ao “overbuying”, isto é, ao comprar mais (de algo) do que realmente se necessita.

Por isso é importante planearmos o menu de Natal.

Mas primeiro precisamos de saber exatamente quantas pessoas vão, para que se consiga saber as quantidades exatas do que precisamos de comprar (evitando comprar em excesso).

Depois de planear o menu… escrever uma lista de compras! Assim, quando for às compras vai evitar distrações, evitando comprar mais comida do que é necessário e vai comprar somente o que realmente necessita.

 

Não cozinhar a mais

 

Já sabe quantas pessoas vão e já planeou o menu, mas por vezes ficamos sempre com medo de que a comida não chegue para os convidados e acabamos por cozinhar em excesso.

Mas depois muitos convidados acabam por deixar comida no prato e não conseguem provar de tudo…

Para evitar isto, calcule as quantidades de cada alimento que tem de comprar.

Dica: utilize esta calculara!

 

Aproveite as sobras

 

Seja criativo comas sobras! A imaginação é o limite... desafie-se a usar as sobras do Natal para criar pratos mais elaborados.

Por exemplo:

  • Com o bacalhau cozido pode fazer pataniscas;
  • Com o bolo rei pode fazer tostas ou torradas;
  • Com o borrego, o cabrito ou o peru pode fazer croquetes ou hambúrgueres;
  • Com as couves cozidas pode fazer sopa ou esparregado.

 

Armazene os alimentos

 

O Natal chegou ao fim. 

Uma parte das sobras originaram pratos novos, mas ainda lhe sobraram alguns alimentos? Não há problema - maioria desses alimentos pode ser congelada para durar mais tempo

 

Dica: divida a comida em porções pequenas, guarde em recipientes e congele. Assim quando for para reaquecê-la será mais fácil.

 

 

 

 

Boas Festas!